Quais são as diretrizes para uso de esteroides?
Por Magnus Personal Trainer em
Nos tempos atuais, a preocupação com a estética corporal vem aumentando cada vez mais entre as pessoas. Muitas praticam atividades físicas, principalmente em academias, não apenas preocupadas com a saúde, mas também com o objetivo de estarem mais em forma.
E junto a essa prática de atividades físicas mais intensas, o uso de anabolizantes vem crescendo cada vez mais com o objetivo das pessoas em alcançar o corpo perfeito. Seu uso não é proibido, mas só pode ser prescrito por profissionais formados em medicina.
Muitos fazem seu uso de forma indiscriminada, podendo trazer sérios riscos para a saúde. Mesmo assim, há uma insistência pela busca do corpo ideal que faz essas pessoas não temerem tanto assim pelos feitos colaterais, preferindo se arriscar para conseguir alcançar seu objetivo.
O que são os esteroides e seus efeitos
Os chamados esteroides anabolizantes são hormônios que possuem efeito parecido à testosterona. Em casos de tratamentos médicos, ele costuma ser usado para tratar problemas causados pela deficiência do hormônio masculino.
Esse medicamento deve ser utilizado exclusivamente sob prescrição médica, já que seu uso desordenado pode trazer graves riscos à saúde.
A utilização desse medicamento feito de forma inconsequente traz extremos malefícios para a saúde das pessoas. Esse tratamento é usado principalmente entre os homens, que malham para fortalecer seus músculos, ganhando bastante massa corporal. Mas muitas mulheres também fazem uso desses esteroides anabolizantes.
O uso dos esteroides anabolizantes de forma desenfreada, pode causar nos homens a diminuição dos testículos, a interrupção de crescimento quando usado na adolescência, além casos de câncer na próstata e no fígado.
Nas mulheres ele pode causar a diminuição no tamanho dos seios, começar a desequilibrar o ciclo menstrual e fazer surgir certas características masculinas pelo copo, como crescimento de barba.
Em uma análise geral para os efeitos no corpo humano, o uso de esteroides anabolizantes sem prescrição médica também pode causar agressividade, depressão e o aumento da pressão arterial.
Como os esteroides agem no organismo
A utilização desse medicamento por parte de atletas ou simplesmente por pessoas que praticam atividades físicas de uma forma mais intensa, é principalmente por causa de seus efeitos nos músculos.
A composição presente nos anabolizantes permitem a produção de novas fibras musculares, o que faz com que as pessoas adquiram massa muscular à medida que vão fazendo seu uso.
Ao ingerir o medicamento, a substância faz seu caminho até os músculos, transportados pela corrente sanguínea e assim estimula a produção de fibras musculares, o que resulta em uma hipertrofia.
Seja para uma vida de atleta, para ganho de músculos ou fins estéticos, o uso desses medicamentos em longo prazo, sem prescrição médica, causa efeitos irreversíveis no organismo.
O tratamento adequado para o uso de estoires
Para que o uso de esteroides possa ser benéfico e não prejudique tanto a saúde, é preciso que se faça um acompanhamento médico, onde o especialista vai passar a receita ideal para uso individual da pessoa, baseada em uma dieta feita por ele.
Caso a pessoa já tenha feito uso incorreto por um longo tempo, ela pode tentar reduzir seus riscos. O ideal é ir ao médico para que possa fazer o controle do uso e até substituir os esteroides anabolizantes por outras alternativas mais saudáveis para o ganho de massa muscular.
Ficou interessado pelo artigo e quer saber mais dicas sobre cuidados com a saúde? Então acesse nosso blog para mais informações. Para contratar os serviços ou tirar dúvidas entre em contato pelo WhatsApp.