Os desafios do emagrecimento depois dos 30
Por Ex-Magnus Personal Trainer em
Uma das grandes verdades da vida é que a idade chega para todo mundo que está vivo e, junto com ela, algumas mudanças em nosso corpo e dificuldades com a saúde. No caso do emagrecimento, essa condição já pode ser percebida a partir dos 30 anos.
Se você já chegou à casa dos 30, sabe que emagrecer passou a ser bem mais difícil do que quando tinha seus vinte e poucos. E para as mulheres, essa dificuldade é ainda maior. Apesar disso, não se deve desistir, já que emagrecer após os 30 é sim possível, contanto que haja foco, disciplina e determinação.
Falaremos um pouco mais sobre esse desafio e de que forma ele deve ser enfrentado para garantir sucesso. Acompanhe!
Por que é mais difícil emagrecer depois dos 30?
Com o passar dos anos, nosso corpo vai experimentando várias transformações e uma delas diz respeito ao nosso metabolismo que, após os 30 anos, têm a tendência de ficar mais lento, dificultando o gasto calórico.
Mas não é só isso. A resistência física diminui conforme vamos ficando mais velhos e isso reflete nos resultados dos exercícios físicos, que muitas vezes acabam ficando menos frequentes ou intensos.
Desafio ainda maior para as mulheres
No caso das mulheres, a dificuldade de emagrecer nessa fase é ainda maior porque é muito comum que elas sofram alguns desequilíbrios emocionais e eles afetem diretamente a forma física.
É muito frequente também, surgirem mais dores no corpo depois dos 30, o que torna ainda mais difícil se dedicar corretamente às atividades físicas, de forma a alcançar o peso ideal.
Como você vê, são muitos desafios a serem vencidos quando temos mais de trinta anos de idade e desejamos emagrecer. Mas não desanime, ainda que as dificuldades sejam maiores, os resultados de um processo de emagrecimento após essa idade podem surpreender e até superar os que poderiam ter sido alcançados com menos idade.
O que fazer para emagrecer após os 30?
Se você deseja emagrecer com saúde, precisa seguir algumas regras que serão um pouco mais rigorosas depois dos 30. Observe as dicas que preparamos para você, mas não deixe de procurar seu médico antes de realizar qualquer mudança drástica na sua rotina diária e alimentação.
– Inclua em seu cardápio alimentos termogênicos. Eles irão ajudar a acelerar seu metabolismo;
– Suas refeições devem conter carboidratos de lenta absorção e gorduras boas, incluindo fibras, legumes, verduras, frutas e grãos integrais;
– Evite muito doce e quantidades excessivas de açúcar, gorduras, frituras e bebidas alcoólicas. Todas essas coisas são mais resistentes ao metabolismo, principalmente depois de certa idade;
– Tente se manter afastado de situações de ansiedade e estresse, já que esses fatores regulam o hormônio ligado ao apetite. Pessoas nessas condições tendem a comer mais.
– Pratique atividades físicas regularmente e foque muito nos exercícios cardiorrespiratórios. Eles aceleram o metabolismo e permitem um grande gasto calórico mesmo depois do treino.
– Alimente-se a cada três horas. Ficar sem comer durante muito tempo obriga o nosso organismo a poupar a energia e diminuir o metabolismo.
– Durma pelo menos sete horas por dia, pois noites mal dormidas levam você a comer mais e também provocam alterações hormonais que favorecem o acúmulo de gordura.
– Beba muita água, a ingestão de líquidos é uma excelente forma de gastar energia e, além disso, beber água uma hora antes das refeições ajuda a diminuir a fome.
Para mais dicas importantes para sua saúde e boa forma, acesse nosso blog e qualquer dúvida ou necessidade de ajuda profissional, entre em contato pelo WhatsApp.