- Reações do corpo a aditivos, como corantes artificiais, por exemplo;
- Falta de enzimas específicas, que realizem a quebra dos alimentos;
- Alta sensibilidade a produtos químicos;
- Estresse constante e aversão a determinados alimentos, causada por questões psicológicas;
- Sensibilidade às toxinas de certos legumes, principalmente quando ingeridos crus.
- Limitam-se a problemas digestivos;
- Ocorrem algum tempo após a ingestão dos alimentos, e não de imediato;
- Agravam-se de acordo com a quantidade de comida consumida.
- Náusea;
- Vômito;
- Dor de estômago;
- Diarreia;
- Gases;
- Inchaço abdominal;
- Azia;
- Irritabilidade;
- Dor de cabeça.
Intolerância a alimentos, como saber?
Por Magnus Personal Trainer em
Você já teve a impressão de que certos alimentos simplesmente não lhe descem bem? Nesse caso, não estamos falando de um mal-estar passageiro ou pontual, mas sim de quadros repetidos e constantes, geralmente com os mesmos sintomas.
Em caso de resposta positiva, saiba que esse pode ser um sinal de intolerância a alimentos, presente na vida de 8% das crianças brasileiras e em cerca de 2% dos adultos do país, segundo estudo realizado em 2019 pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBBAI).
Mas, você sabe como identificar possíveis sintomas relacionados ao assunto? Para descobrir e entender se é hora de procurar seu médico, basta continuar conosco até o final deste artigo.
O que é intolerância alimentar?
No geral, a intolerância a alimentos é caracterizada pela rejeição do corpo a determinados ingredientes consumidos no dia a dia, o que faz o organismo apresentar uma certa dificuldade em quebrá-los, ocasionando um quadro inflamatório.
Entretanto, é preciso ficar atento, já que o corpo nem sempre reage instantaneamente a tal rejeição, podendo levar horas até que apresente sintomas, o que acaba adiando o diagnóstico.
Para compreendermos melhor, devemos entender que a intolerância a alimentos pode ser causada por:
Além desses, existem inúmeros outros motivos que levam um indivíduo a apresentar um quadro de intolerância alimentar, sendo necessário consultar um especialista para um laudo conclusivo.
O que difere uma intolerância a alimentos de uma alergia alimentar?
Por vezes usados como sinônimos, os termos “intolerância alimentar” e “alergia alimentar” não devem ser misturados, afinal, não se tratam da mesma coisa.
No geral, os efeitos de uma intolerância a alimentos são bastante distintos dos causados por uma reação alérgica, principalmente no quesito “tempo de resposta” do organismo que, no caso do último, tende a ocorrer rapidamente, por vezes, segundos após a ingestão.
Do contrário, uma reação imunológica relacionada à intolerância pode ocorrer até 72 horas depois de uma refeição, apresentando sintomas, normalmente, de maneira muito mais branda e com menores riscos.
Quais os principais sintomas de intolerância alimentar?
Se você suspeita de que possa sofrer de algum tipo de intolerância a alimentos, observe, primeiramente, se os sintomas:
Os sintomas também podem variar, mas costumam se enquadrar na lista abaixo:
Lembre-se que a intolerância a alimentos pode ocorrer das mais variadas formas e através de diferentes componentes alimentícios. Logo, é fundamental marcar uma consulta caso haja alguma suspeita.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite para acessar nosso blog e conferir mais artigos como esse. No caso de dúvidas e para saber como contratar nossos serviços, basta entrar em contato através do WhatsApp (41) 99103-6358.