Blog Magnus

    Conheça os exercícios que auxiliam na saúde do coração

    Por Magnus Personal Trainer em

    Não existem segredos para manter a saúde do coração. O exercício físico é recomendado por todos os médicos cardiologistas como o melhor remédio para assegurar o funcionamento adequado deste órgão e evitar doenças cardíacas.

    A prática constante de atividades físicas proporciona que o coração funcione com muito menos esforço e um número bem menor de batimentos por minuto.

    O sangue passa a ser transportado pelas veias e artérias com mais facilidade, o que resulta em um menor perigo de infarto, colesterol elevado e hipertensão.

    Porém, para garantir esse bom desempenho, é necessário realizar exercícios que aumentem a frequência cardíaca e treinem o coração para que funcione sem fazer um grande esforço. Você sabe quais atividades são ideais para isso?

    No artigo de hoje conheça os exercícios físicos que auxiliam na saúde do coração e previnem patologias cardiovasculares que colocam a vida em risco.

    Boa leitura!

    Caminhada na rua

    Uma boa maneira de começar a disputa contra o sedentarismo é a caminhada. Elas diminuem a pressão arterial e previnem a hipertensão. Essa redução continua por até 24 horas após o exercício, o que torna a prática mais eficiente. Ela também consegue estabilizar o nível de colesterol existente no organismo.

    A caminhada torna veias, artérias e vasos mais flexíveis, com isso, mais oxigênio passa por elas e abastece membros mais distantes do “centro”, como braços e pernas. Além disso, as válvulas do coração potencializam a circulação da hemoglobina, que faz o transporte do oxigênio do pulmão para todo o corpo.

    Exercícios na esteira

    Caminhada numa esteira um pouco inclinada em um ritmo entre 4 e 6 km/h e é uma ótima alternativa de exercício para manutenção da saúde do coração.

    Além da possibilidade da inclinação, que aumenta o esforço e exige mais do corpo, a esteira também evita a sobrecarga nos tornozelos, joelhos e lombar.

    Quem está mais avançado e quer tornar o exercício mais difícil pode começar a correr. Porém, pessoas obesas devem ter cuidado com as corridas, pois podem prejudicar as articulações dos joelhos e gerar lesões. Comece pela caminhada, conforme perder peso, aumente o ritmo até chegar à corrida.

    Natação

    Essa é uma excelente opção e que proporciona uma série de benefícios à saúde cardiovascular. Por ser uma atividade de pouco impacto nas articulações, indivíduos obesos podem praticar sem receio de se lesionarem.

    A natação favorece o sistema cardiorrespiratório, eleva a resistência, queima gordura e aumenta a massa magra. Portanto, trata-se de um exercício praticamente completo que faz o coração trabalhar melhor com menos esforço e, assim, evita problemas cardíacos típicos que quem é sedentário.

    Assim como na esteira, na natação é possível começar com exercícios em ritmo mais baixo e depois avançar para níveis que exigem mais do praticante. Respeite seu limite. O importante é dar início ao treinos para assegurar que seu coração funcionar cada vez melhor.

    Saiba mais

    Acesse nosso blog e confira mais informações para melhorar sua saúde. Precisa de orientação de um personal? Fale diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp e comece hoje mesmo a ter uma vida muito mais saudável.