Como vencer a preguiça para levantar da cama cedo e ir treinar
Por Magnus Personal Trainer em
A vontade de fazer exercício físico não é algo natural. Segundo o Drauzio Varella, referência nacional em medicina e saúde, os animais têm o instinto de ficarem parados reservando gordura para utilizá-la como fonte de energia quando necessário. Ou seja, a vontade de levantar da cama cedo e ir treinar não vai surgir como um passe de mágica.
É preciso ter força de vontade, foco e persistência. Se você também sente essa dificuldade, vamos mostrar algumas dicas valiosas para vencer a preguiça, levantar da cama cedo e ir treinar. Acompanhe!
Tenha seu propósito sempre em mente
Boa saúde, corpo em forma e qualidade de vida não vêm de graça. São grandes virtudes que só alcançam aqueles que realmente se esforçam. Por isso, é importante ter sempre em mente qual foi o seu objetivo quando decidiu começar a fazer exercícios físicos.
Perder gordura? Ganhar massa magra? Melhorar o condicionamento físico? Cuidar da saúde? Qualquer que seja a sua motivação, ela deve ser maior que todas as desculpas e justificativas. E isso deve ser reafirmado em nossa mente não só na hora de acordar, mas em todos os momentos do seu dia.
Não argumente com a preguiça
A preguiça sempre vai tentar arranjar alguma desculpa para não ir treinar. “Está muito frio”, “Está muito calor”, “Tenho trabalhado muito”, “Faltar um dia não vai fazer diferença”.
O problema é que, quando o despertador toca, essas justificativas sempre vão ser bem mais atraentes. Por isso, não deixe para decidir na hora de acordar se vai treinar ou não. Tocou? Levante-se e vá treinar, sem ficar argumentando com a preguiça.
Sim, vai ser difícil nos primeiros dias — e isso também faz parte. Mas com o tempo você vai perceber que, na verdade, essa é a forma mais fácil de acordar cedo e ir treinar. Afinal, aquela etapa quase torturante de ficar remoendo a preguiça e estendendo o sono simplesmente vai deixar de existir.
Tenha uma rotina
Muitos veem a rotina como algo negativo, por ser monótono e sem grandes novidades. Mas especialistas afirmam que a falta dela está associada à ansiedade e ao estresse metabólico. Isso porque o ser humano gosta de ter o mínimo de previsibilidade em seu dia para não ser pego de surpresa.
É por isso que os primeiros dias acordando cedo para treinar são realmente mais difíceis. Por outro lado, também é bom saber que não vai ser sempre assim. Incluindo os exercícios físicos na rotina da manhã, seu organismo começa a se acostumar com aquele estímulo e entra naturalmente nos eixos.
Ainda, não é raro encontrar pessoas que até sentem falta do exercício quando, por ventura, não conseguem fazê-lo. Sentem-se menos dispostos e produtivos, e o dia se torna mais cansativo. A reflexão que fica é: será que seus dias não podem ficar mais leves e você mais disposto com uma rotina matinal de exercícios físicos?
Para mais conteúdos e dicas sobre saúde e exercícios físicos, confira nosso blog! E caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre nosso serviço de personal trainer Magnus, chame-nos no WhatsApp!