Como o exercício físico pode ajudar na luta contra o câncer
Por Ex-Magnus Personal Trainer em
O câncer é uma doença que acomete cada vez mais pacientes. De formas mais ou menos agressivas, a enfermidade normalmente acompanha tratamentos fortes, que acabam comprometendo o paciente não apenas física, como mentalmente. Portanto, é importante encontrar alternativas para ajudar neste período, buscando manter a qualidade de vida no melhor estado possível. É neste cenário que a atividade física surge como uma excelente alternativa, que traz ganhos em ambas as áreas.
Atividade física é benéfica contra qualquer tipo de doença
Especialistas garantem que atividades físicas em geral são benéficas independente do tipo de doença que acomete o paciente, levando em conta o tipo de enfermidade e tendo o acompanhamento profissional correto.
Cientificamente falando, qualquer tipo de exercício acaba por liberar neurotransmissores, que proporcionam ao corpo humano uma sensação de bem estar. Tal aspecto está diretamente ligado ao lado mental de pessoas que passam por tratamentos longos e pesados, como a quimioterapia e outras abordagens contra o câncer.
Outro ponto importante é que atividades físicas, como a musculação, por exemplo, também trazem benefícios para a estrutura corporal do paciente. Este tipo de exercício ajuda a manter a força muscular, que normalmente sofre impactos negativos durante o tratamento contra o câncer. Este aspecto é diretamente ligado à falta de ânimo e constantes dores musculares que algumas abordagens médicas podem trazer ao enfermo.
Atividade física também pode trazer outros benefícios durante o tratamento contra o câncer
Tratamentos para câncer, como quimioterapia e radioterapia, costumam trazer muitos efeitos colaterais que afetam diretamente a rotina do paciente, algo que ocorre não apenas nas datas próximas às sessões, mas que acompanha a pessoa durante todo o período. Neste cenário, a atividade física também se apresenta como aliada, oferecendo benefícios à qualidade de vida.
Além de trazer mais disposição e força física, como citado anteriormente, adotar uma rotina de treinos durante o tratamento contra o câncer pode ajudá-lo também nas horas de descanso, já que após as atividades, é normal ter uma rotina de sono mais regulada, o que acaba impactando de maneira positiva na energia e no ânimo para o dia seguinte.
Também é importante ter atenção na rotina de atividades e na intensidade para obter os melhores resultados com elas. Converse com seu médico e tenha sempre o acompanhamento de um personal trainer. Escolha os dias certos para treinar, evitando se esforçar fisicamente em períodos próximos às sessões, pois são dias onde os sintomas estarão mais fortes.
Atividade física para manter o câncer longe após o tratamento
Outro importante aspecto é manter a atividade física mesmo após vencer a batalha contra o câncer. É normal que os tratamentos utilizem técnicas agressivas para acabar com o tumor, e os medicamentos utilizados para isso acabam por enfraquecer outras áreas do corpo, como o coração. Tal aspecto faz com que a expectativa de vide de pacientes que venceram a doença torne-se mais curta.
Portanto, manter a atividade física é importante para manter o corpo saudável após um período em que ele foi bombardeado por remédios fortes. Assim, os exercícios são capazes de devolver a qualidade de vida para quem venceu este grande desafio.
Se você gostou deste material, siga lendo os demais textos do nosso blog. Para conhecer o trabalho do Personal Trainer Magnus, entre em contato conosco pelo Whatsapp.
Deixe um Comentário