Como iniciar uma rotina de alimentação saudável aos poucos?
Por Magnus Personal Trainer em
Conquistar uma alimentação saudável não precisa ser uma tarefa difícil. Você não precisa abrir mão dos prazeres da vida. Pelo contrário, precisa se entregar a eles! Uma coisa é clara: mudanças não devem acontecer de maneira drástica, afinal, isso causa muito estresse. E basta de estresse no nosso cotidiano, concorda?
Você pode saborear o melhor da vida nutrindo o corpo e a alma sem sofrer. O maior desafio está em saber como simplificar a nossa relação com os alimentos. Em um mundo cheio de informações falsas, fica difícil enxergar a linha tênue entre ser ou não saudável. Esta questão nunca deve ser sobre restringir, mas ao contrário, aprimorar.
Simplifique sua relação com os alimentos
É preciso simplificar, não só a nossa forma de lidar com alimentação, mas nossa forma de lidar com a vida. Fuja das crenças limitantes, das regras absurdas e das dietas que só complicam nossa vida. Não se cobre demasiado e saiba que uma simples mudança na forma de como você enxerga a comida já tem força suficiente para trazer resultados reais ao seu dia a dia.
Comece experimentando coisas novas
O hábito é uma conquista que se adquire com tempo e nada mais estimulante que experimentar novos sabores para ir refinando sua forma de lidar com a alimentação. Compreender seu corpo, as necessidades dele e sentir como ele se comporta com as mudanças é um processo muito bacana. Não há necessidades de regras, proibições e excesso de rigidez consigo mesmo. Comece do seu jeito e veja como é fácil entender seu organismo com sabedoria.
Uma vida em equilíbrio e longe dos excessos
Todos nós já aprendemos que o excesso sempre faz mal. Equilíbrio é fundamental para garantir uma rotina mais saudável. No final do dia, semana, mês ou ano, quem vai ditar a conta é de como você conseguiu manter seu organismo em equilíbrio não é a balança, mas como você se sente em relação a você. Ter saúde é sobre sentir-se bem para aproveitar os melhores momentos. É sobre amor-próprio.
Vencendo preconceitos e crenças limitantes
Leite, glúten, gorduras… o que faz bem ou mal? Bom, não existe resposta certa ou errada. Cada organismo responde de forma particular aos alimentos ingeridos. Antigamente a gordura era uma das maiores vilãs dos cardápios. Hoje, reconhecemos a gordura boa encontrada no azeite de oliva, peixes e castanhas como essenciais para o bom funcionamento do intestino e do organismo como um todo.
Antes de cortar alimentos da lista, que tal substituir?
Hoje em dia é possível encontrar a maioria dos produtos em versões sem açúcares ou com quantidade menor. Mel de abelha, stevia, açúcar de coco ou mesmo o açúcar mascavo são opções mais saudáveis que o açúcar refinado, por exemplo. O café pode até mesmo ganhar um novo sabor quando adoçado com um pedaço de chocolate amargo sem peso na consciência.
A importância de um intestino saudável
Um bom termômetro que nos ajuda a entender como anda nossa alimentação é o intestino. Ele é considerado o segundo cérebro, sendo fundamental para que tenhamos qualidade de vida e bem-estar no dia a dia. Pensar no bom funcionamento dele é também pensar em alimentos probióticos, como iogurte natural, kefir ou kombucha.
Associe mudanças de alimentação com novos hábitos saudáveis
Hidratação, nutrição e movimento (exercício físico) formam a tríade do autocuidado que ajudam a garantir nosso bem estar físico e mental. São esses os campos que você deve pensar com carinho antes de encarar qualquer dieta radical. A verdadeira transformação acontece aos poucos, mas gera grandiosas mudanças.
Comece uma nova jornada cheia de mudanças positivas na sua forma de lidar com a saúde. Saiba mais!