- Distúrbios do sono, como apneia;
- Distúrbios mentais;
- Uso de medicamentos, como corticoides;
- Doenças intestinais, como refluxo gástrico;
- Dividir a cama ou o quarto com pessoas que roncam;
- No caso das mulheres, menopausa.
Como dormir bem? Confira 4 dicas incríveis
Por Magnus Personal Trainer em
Ter uma boa noite de sono é fundamental para garantir a saúde do seu corpo e mente, definitivamente. No entanto, nem sempre conseguimos atingir esse objetivo da maneira como gostaríamos.
Quando não dormimos bem, nosso organismo responde de modo quase que imediato, apresentando problemas como fadiga excessiva, queda de rendimento, ansiedade e até mesmo depressão. Mas, afinal, como dormir bem em meio aos inúmeros afazeres diários ?
Se essa é a sua principal dúvida, fique com a gente até o final deste artigo e descubra algumas dicas incríveis para ter excelentes noites de sono.
O que pode prejudicar a qualidade do seu sono?
No geral, alguns dos principais vilões quando o assunto é dormir bem são:
Aprenda a dormir melhor hoje mesmo
Se você quer melhorar a qualidade do seu sono, fique de olho nas dicas a seguir:
Fique longe da tecnologia
Para que você consiga dormir bem a noite toda, é fundamental que o seu quarto sirva somente para descanso. Por isso, remova distrações como televisores e computadores do ambiente.
Vale lembrar que os eletrônicos, principalmente os smartphones, possuem visores de luz azul, responsáveis por suprimir a produção de melatonina, o que provoca perturbação do sono. O mais indicado, nesse caso, é parar de utilizar qualquer dispositivo ao menos duas horas antes de se deitar.
Deixe as preocupações da porta para fora
Pensar demais antes de dormir é um verdadeiro problema para quem procura melhorar suas noites de sono. Isso porque, remoer acontecimentos ou planejar coisas só o manterá acordado por mais tempo.
Se você costuma enfrentar esse tipo de empecilho, comece a praticar técnicas de relaxamento, como meditação, por exemplo.
Alimente-se bem
Manter uma dieta baseada em arroz, aveia e laticínios pode gerar substâncias químicas que aumentam o sono. Por outro lado, a cafeína e o açúcar podem mantê-lo acordado por mais tempo quando consumidos no final do dia.
Assim, se você deseja noites tranquilas, siga uma dieta balanceada e fuja das refeições noturnas (e da madrugada).
Faça exercícios regularmente
Exercitar-se regularmente pode ajudar na hora do sono, já que reduz a ansiedade e alivia o estresse do dia a dia. O melhor, nesse caso, é investir nos treinos matutinos, que fazem a adrenalina aumentar momentaneamente, mas diminuir até o horário de ir para a cama.
Para dormir bem, que tal um diário do sono?
Manter um diário do sono, onde você pode anotar quais as condições quando foi para a cama na noite anterior, pode ser extremamente útil para entender o que funciona ou não no seu caso. Com ele, também é possível notar padrões de zono, eliminando distrações e repetindo o que realmente importa.
Além disso, uma análise da qualidade do seu sono pode ser importante em uma visita ao médico, onde, ao falar sobre as suas observações, o profissional poderá lhe dar dicas certeiras de como dormir bem.
Melhorar seu sono pode parecer uma tarefa difícil, mas acredite, em boa parte dos casos, é muito mais simples do que você imagina.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler mais artigos incríveis em nosso blog. Quer tirar dúvidas ou contratar os serviços do personal trainer Magnus? Então, entre em contato conosco agora mesmo.