Carboidrato é realmente o vilão da dieta?
Por Ex-Magnus Personal Trainer em
Muitos mitos e verdades giram em torno do carboidrato, principalmente quando é associado à dieta. Um deles é: será que ele é realmente o vilão da dieta, o responsável por colocar tudo a perder, fazendo a pessoa fracassar em alcançar seu objetivo, como ganhar massa muscular ou emagrecer?
Se você também carrega essa dúvida, como sabemos que é a da maioria das pessoas, continue a leitura e veja o que dizem os especialistas a respeito.
O que é carboidrato?
Para quem ainda não sabe, o carboidrato é a principal fonte de energia do corpo, especialmente, para o nosso cérebro. Conforme os especialistas, quando não consumimos carboidrato, o nosso organismo fica sem energia, o que faz com que ele retire energia de outras fontes, para que não entre em falência, processo que pode ser bastante estressante.
O carboidrato é a força motriz do funcionamento do nosso organismo. Sem ele, ficamos fracos e podemos desenvolver doenças, uma vez que o nosso sistema imunológico pode ser afetado.
Além de ser fonte de energia para o nosso corpo, o carboidrato desenvolve papel fundamental no ganho de massa muscular.
Afinal, o carboidrato pode ou não comprometer a dieta?
A resposta é relativa. Conforme a colunista da UOL, Adriana Miranda, que está sempre escrevendo sobre saúde e bem-estar, não é necessariamente o carboidrato o vilão de uma dieta, mas a maneira como ele é consumido. O excesso de consumo dessa propriedade pode sim, resultar no acúmulo de gordura. Por isso, é importante seguir uma dieta, que dose o consumo dessa substância.
Alguns tipos de carboidratos são melhores para a saúde, explica a colunista em saúde e bem-estar. Os carboidratos de menor índice glicêmico, por exemplo, são mais saudáveis, uma vez que possuem mais fibras em sua composição.
Esse tipo de carboidrato pode ser encontrado em alimentos como grãos, abóbora, mandioca, batata-doce e cereais.
Cuidados ao consumir carboidratos
Como vimos, não é necessariamente o carboidrato o responsável pelo fracasso de uma dieta, digamos, mas a forma como o consumimos.
Por isso, é importante ter cuidado ao consumi-lo. Ainda que alguns carboidratos sejam mais saudáveis para a saúde, não se deve desprezar essa orientação, pois quando o nosso corpo consome grande quantidade de carboidrato e não gasta energia, com a prática de exercícios físicos, como musculação, caminhada etc., ele estoca o carboidrato, agora não como energia, mas como gordura.
Diante do que foi apresentado, podemos considerar que é mito e, ao mesmo tempo, uma verdade que o carboidrato pode prejudicar a dieta, porém, desde que seja consumido em grande quantidade e caso a pessoa não pratique atividades físicas para gastar a energia gerada por ele.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A boa notícia é que pode ter acesso a diversos outros, desde que acompanhe o nosso blog. Lá, estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer os seus conhecimentos e garantir que alcance os seus objetivos relacionados à saúde física e mental.
O nosso lema não é promover apenas à saúde física de nossos clientes, mas também educá-los, fornecendo para isso conteúdos de qualidade e relevantes.
Deixe um Comentário