Terapia ajuda a emagrecer. Entenda porque!
Por Magnus Personal Trainer em
Emagrecer está na lista de metas de muitas pessoas, principalmente porque hoje em dia é comum nos depararmos com pessoas publicando conteúdo nas redes sociais sobre ter uma vida saudável. É natural que, ao vermos fotos de corpos bem definidos e magros, desejamos alcançar esse objetivo.
O segredo para emagrecer com saúde é aliar atividades físicas regularmente e uma dieta balanceada, mas você sabia que a terapia também pode te auxiliar nessa missão?
Muitas vezes as pessoas demonstram comportamentos compulsivos por comida ou nunca se sentem saciadas, e isso indica que existe algo de errado com o psicológico dela. Por isso, é importante buscar ajuda e a terapia vai exercer esse papel.
Trabalhar o emocional pode ajudar a emagrecer
É natural do ser humano buscar uma válvula de escape quando apresenta algum problema emocional, e muitas das vezes essa fuga é descontada na comida.
Comer compulsivamente ou abusar de alimentos que não são saudáveis para ter certo prazer momentâneo é um indicativo de que precisa buscar orientação psicológica. Nas sessões de terapia é possível falar abertamente dos pensamentos e emoções, e, através disso, conseguir visualizar o problema. Quando a mente é controlada, todas as atitudes também são.
Psicologia do emagrecimento
Também é comum nosso cérebro associar alguns nomes mencionados no mundo “fitness” como algo negativo, por exemplo, a palavra dieta remete ao nosso cérebro a ideia de restrição alimentar, abdicação dos pratos preferidos, comida sem prazer, entre outras.
É importante compreender que a psicologia do emagrecimento transforma esses nomes com conotação contrária em palavras sutis que farão o seu cérebro considerar uma boa opção para o seu corpo. Ao invés de falar em regime, recomenda-se o termo orientação nutricional ou reeducação alimentar.
A terapia vai trabalhar esses termos e fazer com que você se desconecte desse tipo de crença limitante, te permitindo analisar o cenário de outra maneira. Outro ponto é não se culpar, a maioria das pessoas desenvolve o sentimento de culpa após uma refeição calórica e acredita que aquilo vai atrapalhar no processo de emagrecimento, mas o importante é se permitir, garantir prazer ao corpo e a mente, sempre com equilíbrio.
Ansiedade, medo e estresse podem atrapalhar o emagrecimento
Você já teve um dia de trabalho totalmente estressante? Depois disso, foi a um restaurante, comeu uma refeição bem calórica e gordurosa como forma de “presentear” o seu corpo e recompensá-lo por todo estresse que passou? Essa situação é comum e esse é um dos fatores que atrapalha no processo do emagrecimento.
Viver estressado, ansioso ou com outras emoções negativas, além de contribuir para o ganho de peso através da liberação de hormônios como o cortisol, também faz com que o indivíduo coma descontroladamente para “distrair” esses sentimentos. É através da terapia que você consegue extrair essa energia e viver a vida de forma mais leve.
Portanto, para o emagrecimento saudável busque fazer atividades físicas com regularidade, alimentação saudável sem extremismos e terapia. Esse é o cardápio perfeito para você seguir e atingir os seus objetivos.
Gostaria de saber mais sobre emagrecimento saudável? Visite nosso site ou entre em contato diretamente comigo para montarmos um treino dedicado a você! Pode me chamar no WhatsApp: 46 99103-6358.