Como não cair na rotina com o mesmo treino?
Por Magnus Personal Trainer em
Os exercícios físicos são fundamentais para proteger o coração e prevenir problemas como infarto, colesterol alto e hipertensão. Porém, é muito comum que as pessoas comecem as atividades e em pouco tempo enjoem da rotina.
Há quem não suporte fazer sempre o mesmo exercício, mas não é preciso desistir do esporte por que ficou entediado. Aqueles que se sentem assim podem fazer uma variação frequente de exercícios para se manter motivado.
Está cansado de praticar sempre a mesma atividade? Então, está no lugar certo. Confira o artigo e saiba como não cair na rotina com o mesmo treino.
Boa leitura!
Varie a intensidade
Se você costuma praticar caminhada, pode arriscar fazer uma corrida leve em um dia, moderada em outro e aumentar o grau dificuldade conforme seu corpo apresentar resistência aos desafios, assim, é possível evitar a rotina.
Também há possibilidade de aumentar a distância percorrida. Quem corre 5 quilômetros pode aumentar gradativamente o trajeto realizado, mas é preciso respeitar o limite do corpo, sobretudo aqueles que estão começando agora.
O corredor pode elevar o desafio ao impor a si mesmo um tempo como meta. Conforme atingir o objetivo, pode dificultar a tarefa e correr um mesmo trajeto em um tempo cada vez mais baixo, assim, fica bem difícil enjoar da rotina.
Troque os exercícios
Muita gente diz que não gosta de frequentar a academia por considerar que todo dia precisa fazer os mesmos exercícios que estão na ficha de treino. Para fugir desse tédio, uma boa alternativa é mudar o treino com frequência.
Se você faz supino reto com a barra, em seu próximo treino de peitoral pode realizar o supino com halteres ou na máquina. São exercícios que trabalham a mesma região do peito, por isso, não há prejuízo com a mudança, pelo contrário, você pode aprender outros exercícios e ainda se manter motivado.
Converse com o professor para que ele te oriente a fazer as alterações corretas. Não adianta trocar um exercício de peito por outro de costas. É preciso ter conhecimento sobre o treinamento para realizar as mudanças.
Se você tiver um personal trainer, a tarefa fica mais fácil. Esse profissional pode montar treinos personalizados de acordo com seu objetivo na academia. Sem dúvida, trata-se de um investimento que vale muito a pena.
Experimente outros esportes
Se forçar a frequentar a academia ou realizar uma atividade física que você não goste só gera tédio e frustração e, em pouco tempo, a tendência é que os exercícios sejam abandonados de vez e haja um retorno ao sedentarismo.
Experimente várias atividades físicas até encontrar alguma com a qual exista identificação. As alternativas são amplas: artes marciais, natação, danças e crossfit, além de esportes coletivos como futebol, vôlei, basquete e handebol.
Entre tantas opções certamente há uma que te agrade. Mas, é necessário se permitir conhecer as diversas modalidades para, enfim, encontrar aquela que te motiva a vestir a bermuda, calçar os tênis, sair de casa e suar a camiseta.
Saiba mais
Acesse nosso blog e confira mais informações para melhorar sua saúde. Precisa de orientação de um personal? Fale diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp e comece hoje mesmo a ter uma vida muito mais saudável.