Preguiça x Baixa energia, saiba a diferença
Por Magnus Personal Trainer em
Muitas vezes perdemos totalmente o ânimo para fazer coisas simples do dia a dia, como se levantar de manhã para estudar ou trabalhar. Mas, será que é preguiça mesmo ou sintomas de baixa energia? Porque nem sempre podemos culpar o sentimento de preguiça por não conseguirmos dar conta da rotina.
Podem ter vários motivos para que seu corpo ficar pesado, sem ânimo, na hora de realizar essas e outras atividades. E como é algo que afeta a sua qualidade de vida, temos que prestar atenção ao nosso organismo e procurar soluções para reverter esse quadro.
Então, se você se identifica com essa situação, é só continuar a leitura para saber mais!
Preguiça não é o mesmo que baixa energia
A preguiça é algo que nos impede de agir por conta de uma acomodação, trata-se de um estado. No momento preferimos deixar para depois a tarefa porque queremos continuar deitados no sofá. Por exemplo, quem falta na academia porque está com preguiça de se arrumar e sair para o treino.
Por outro lado, a baixa energia é um estado crônico de cansaço, por mais que você não tenha feito tantas tarefas, acaba sempre tendo pouca disposição para as atividades diárias. Você se sente cansado o tempo inteiro, mas não com estado de sono, como ficamos normalmente cansados, mas com o corpo pesado, fadigado.
Como faço para saber a diferença?
A principal diferente entre preguiça e baixa energia é o conjunto de sintomas, porque a preguiça apenas te faz adiar suas obrigações para ficar mais tempo sem fazer nada. Já no caso de baixa energia, você acaba perdendo a oportunidade de fazer atividades porque sabe que seu organismo já está cansado e pode não dar conta.
Então, podem surgir sintomas nesse quadro, como dores de cabeça, sonolência, tontura, dor muscular, baixa imunidade, perda de apetite, além de sintomas mentais, como problema de memória, baixa concentração e oscilações de humor e irritabilidade.
O que fazer para evitar a baixa energia?
Se você se identificou com os sintomas que citamos, pode estar com a baixa energia. Mas não precisa se preocupar: a mudança de hábitos e o acompanhamento médico podem te ajudar nisso.
Até porque os motivos podem ser a má alimentação, falta de atividades físicas, desequilíbrio hormonal, excesso de álcool, excesso de peso ou falta de vitaminas. Daí a necessidade de procurar um especialista, para que a avaliação ajude e chegar aos motivos e por consequência, ao tratamento.
Muitas vezes uma dessas causas pode comprometer seu estado. Por exemplo, a dificuldade em absorver algum nutriente ligado à imunidade. Mesmo que tenha outros bons hábitos, você pode sentir a baixa energia.
Então, ficou bem claro que preguiça e baixa energia possuem muitas diferenças, sendo que a preguiça não vai te trazer aquele cansaço constante. Por isso, se você se identifica com os sintomas, pode estar com baixa energia e a melhor coisa que você pode fazer é procurar um médico.
Além de prestar atenção em todos os seus hábitos, melhorando sua alimentação, praticando atividades físicas, dormindo bem e tudo mais.
Se você gostou e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo mais conteúdos como este em nosso blog. Se precisar de ajuda para praticar atividades físicas, entre em contato com o personal trainer Magnus através do WhatsApp (46) 99103-6358.