7 Dicas para amenizar as dores após treinos de musculação
Por Ex-Magnus Personal Trainer em
Uma das consequências mais comuns e inevitáveis dos treinos de musculação são as dores. Essas companheiras indesejadas, que surgem após qualquer tipo de esporte, normalmente são um bom sinal de que a atividade está surtindo efeito no corpo.
Fato é que não se pode evitar que as dores surjam no pós-treino. No entanto, o praticante pode seguir alguns passos no dia seguinte ao exercício, os quais irão ajudar a aliviar os incômodos causados pela atividade.
Por isso, se você gosta de praticar esse tipo de exercício e sente os desconfortos, acompanhe a seguir 7 dicas para amenizar as dores após treinos de musculação.
1. Alongue-se
Essa é, sem dúvida, uma das dicas mais valiosas para quem treina. Os alongamentos leves, quando realizados após as atividades, são uma excelente maneira de amenizar as dores musculares e os desconfortos causados pela atividade física, pois ajudam na recuperação muscular e no aumento do fluxo sanguíneo.
Além disso, alongar-se antes dos exercícios é uma forma de preparar os músculos para a atividade e reduzir os efeitos do pós-treino.
2. Alimente-se bem
Após os treinos de musculação, é muito importante que você se alimente de forma adequada a fim de ajudar o corpo na reparação dos músculos. O ideal é consumir opções leves e ricas em proteínas, tanto de noite quanto na manhã seguinte aos exercícios.
Muitas pessoas recorrem a suplementos alimentares, os quais funcionam e podem realmente ajudar. Entretanto, vale lembrar que eles só devem ser consumidos após a orientação de um profissional qualificado.
3. Hidrate-se
Não basta alimentar-se bem após os treinos, é preciso reidratar o corpo. A falta de líquidos pode resultar em músculos danificados e reduzir consideravelmente a capacidade de recuperação do seu organismo.
Você pode optar por consumir apenas água ou isotônicos para repor o líquido que o corpo perdeu durante os exercícios.
4. Durma bem
Outra forma de amenizar as dores musculares após os treinos é ter uma boa noite de sono. Afinal de contas, esse é o momento em que o seu corpo irá descansar e repor as energias gastas durante o dia, além de realizar a síntese de proteínas.
Estudos apontam que dormir mal pode ter efeitos negativos sobre a recuperação muscular e até mesmo sobre o desempenho nos próximos treinos.
5. Evite o uso de remédios
Em alguns casos, a dor se torna um verdadeiro incômodo, o que leva muitos praticantes a recorrer aos anti-inflamatórios e analgésicos. Contudo, o ideal é que essa prática seja evitada, a menos que seja orientada por um médico.
Isso porque, embora aliviem os desconfortos e impeçam o processo inflamatório, os remédios prejudicam a regeneração muscular e o aumento dos músculos, ou seja, a hipertrofia muscular.
6. Respeite os limites do corpo
O tempo de descanso dos músculos após cada treino pode variar de acordo com a idade do praticante e o seu nível de condicionamento. De qualquer forma, a recomendação dos profissionais é de que não se deve exercitar o mesmo grupo muscular por vários dias seguidos.
O importante é respeitar os limites do próprio corpo de acordo com as orientações do seu personal trainer.
7. Conte com a ajuda de um profissional
Por último, vale ressaltar a importância de um personal trainer qualificado para acompanhar de perto as atividades realizadas. A falta de orientação profissional pode ser muito perigosa e prejudicar ainda mais a recuperação muscular do praticante.
Se você gostou das dicas, leia outros artigos no blog ou entre em contato com o personal trainer diretamente pelo WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas.