- Ômega-3, presente no salmão, atum, sardinha, chia, nozes e linhaça;
- Selênio, encontrado em castanhas, sementes de girassol, arroz, ovos, frango, queijo e repolho;
- Zinco, presente nas carnes de boi, frango, peixe e peru, em ostras, no camarão, em grãos integrais e frutos secos, como castanhas e amendoins;
- Vitamina C, altamente encontrada nas frutas cítricas e em alimentos como brócolis, tomate e batata com casca;
- Vitamina A, presente na cenoura, batata-doce, manga, espinafre, melão, brócolis, alface e nos ovos;
- Vitamina E, presente em castanhas, amêndoas e nozes, em azeites de oliva e girassol, na manga, no pistache e no mamão;
- Probióticos, encontrados no iogurte natural e no leite fermentado.
6 Dicas para melhorar sua imunidade
Por Magnus Personal Trainer em
Nosso sistema imunológico é formado por células e reações químicas responsáveis por proteger nosso corpo contra o ataque de micro-organismos agressores e evitar a ocorrência de infecções. Quando esse sistema não funciona bem, ficamos susceptíveis a doenças e problemas de saúde que podem afetar nossa qualidade de vida e alguns de nossos planos em curto, médio e longo prazo — dependendo da gravidade do problema.
Fortalecer o sistema imune é a melhor forma de impedir que isso aconteça. A seguir, conheça as dicas mais eficazes para melhorar sua imunidade:
1. Alimente-se corretamente
Comer bem e manter uma dieta saudável é uma prática que favorece todo o nosso organismo, e quando se trata de melhorar a imunidade não é diferente.
É fundamental diminuir o consumo de gordura, açúcar e alimentos industrializados, apostando em opções ricas em minerais e vitaminas. Nessa lista você deve incluir:
2. Durma bem
Noites mal dormidas, quando frequentes, geram forte estresse ao organismo: elevam o nível de citocinas, moléculas mediadoras de inflamação e enfraquecem, consequentemente, as células de defesa.
Problemas como ronco e apneia do sono podem ser responsáveis pelas noites sem descanso. Nesses casos, um especialista no assunto indicará as melhores formas de tratar o problema e recuperar a qualidade de sono.
3. Fique longe de cigarros
As substâncias liberadas pelo cigarro geram inflamações que, por sua vez, exigem grande esforço do sistema imunológico para contê-las. Dessa forma, concentrando suas forças em eliminar os danos causados pelo cigarro, as células do sistema imune deixam de combater vírus e bactérias.
Além disso, o tabaco ainda é responsável por alterar o funcionamento de moléculas que deveriam eliminar agentes infecciosos através de secreções, o que deixa o organismo vulnerável a doenças.
4. Hidrate-se
Manter o corpo hidratado é fundamental para melhorar a imunidade. A água é o maior componente do organismo humano, e sua presença é essencial para o funcionamento das células, principalmente as do sistema imunológico.
5. Tome sol diariamente
A luz solar é nossa principal fonte de vitamina D, fundamental para a saúde de nossas células de defesa. Para a produção da substância em nosso organismo, é preciso tomar sol com frequência, de preferência todos os dias — de manhã, até as 10 horas, e a tarde, a partir das 16 horas.
6. Pratique exercícios, mas não em excesso
A prática regular de exercícios é uma importante forma de se manter saudável, regular o peso e, consequentemente, melhorar sua imunidade.
Porém, quando praticada em excesso e sem o devido descanso, a atividade física gera estresse ao organismo, que precisa trabalhar dobrado para se condicionar ao esforço feito. O sistema imune começa a trabalhar mais para amenizar os prejuízos causados pelo excesso, até que suas células entrem em queda.
Portanto, é essencial recorrer a um profissional qualificado na área para prescrever os melhores exercícios, o tempo necessário de repouso entre eles e a alimentação correta para sustentá-los.
Na Magnus Personal você encontra tudo isso e muito mais! Visite nosso blog para mais dicas como essas, e entre em contato conosco para conhecer nosso trabalho e contratar nossos serviços, por meio do WhatsApp (46) 9 9103-6358.
Tags:imunidade