- Quem já possui histórico de depressão na família;
- Pessoas que sofreram traumas, estresse ou passaram por mudanças bruscas de vida;
- Indivíduos com algum tipo de doença física, como câncer;
- Quem utiliza determinados medicamentos ou substâncias.
- Musculação;
- Caminhadas;
- Andar de bicicleta;
- Correr;
- Passear com o cachorro ou com crianças;
- Limpar a casa ou jardim.
4 Dicas para não entrar em depressão
Por Magnus Personal Trainer em
Embora pouco comentada há alguns anos, hoje, a depressão já é categorizada como uma doença psiquiátrica crônica, capaz de afetar o modo como as pessoas sentem, agem e pensam. Além disso, tal condição costuma afetar tanto a saúde física quanto aspectos sociais da vida de homens e mulheres.
Em quadros mais sérios, o indivíduo diagnosticado é orientado a utilizar medicamentos para a manutenção do distúrbio, além de realizar acompanhamento com especialistas no assunto de maneira periódica.
Mas, existem maneiras de não entrar em depressão? É o que veremos no artigo abaixo. Portanto, se você deseja conhecer dicas sobre o assunto, fique conosco por mais alguns minutos.
O que pode levar uma pessoa a ter depressão?
No geral, a depressão pode ocorrer em qualquer faixa etária e atingir todos os gêneros. Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH), as pessoas mais propensas a desenvolver a doença são:
Independente da situação, as dicas que você lerá a seguir podem te auxiliar, caso você esteja se encaminhando para entrar em uma depressão.
Maneiras práticas de evitar um quadro de depressão
O autocuidado é um fator de extrema importância para evitar casos clínicos de depressão. Portanto, se você sentir que aquela tristeza do dia a dia está se transformando em algo mais pesado, invista nas seguintes dicas:
Tenha uma dieta saudável
Definitivamente, tudo o que comemos impacta diretamente nosso corpo e mente. Embora momento de estresse nos faça querer “atacar” doces e pratos gordurosos, o ideal é manter uma dieta equilibrada e repleta de frutas, vegetais e proteínas garantindo, assim, bons níveis de energia.
Tente ainda diminuir a quantidade de cafeína e de álcool ingeridos, já que ambos podem afetar negativamente o seu humor.
Pratique exercícios
Praticar exercícios diariamente diminui consideravelmente os sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Isso porque, a atividade física ajuda a quebrar o hormônio cortisol, responsável por tais sensações. Ao mesmo tempo, ela libera endorfina, que causa relaxamento e bem-estar.
Entre as práticas aconselháveis estão:
Tomar sol diariamente
Certo, mas, como tomar sol todos os dias pode me ajudar a não entrar em depressão? Simples: o sol ajuda a aumentar os níveis de serotonina e acelera a produção de vitamina D, diminuindo a pressão arterial, garantindo ossos mais fortes e dando uma melhor qualidade de sono ao indivíduo.
Foque no seu sono
Aliás, o sono também é importante quando o assunto é depressão. Quando você não dorme bem, tende a se sentir “para baixo” e, quando se sente mal, costuma ter um sono ruim. Ou seja, ambos os pontos estão interligados.
Por isso, tente ir para a cama no mesmo horário todos os dias, evite contato com equipamentos tecnológicos ao anoitecer, e prepare um ambiente confortável e sem incômodos para descansar.
Quando é preciso procurar ajuda profissional?
Se mesmo com as dicas acima você sentir que os momentos de tristeza e melancolia estão se tornando cada dia mais frequentes, é hora de falar com um especialista. Procurar ajuda profissional é um sinal de respeito e autocuidado e deve ser levado a sério.
O ideal é marcar uma consulta com um psiquiatra, psicólogo ou até mesmo com um clínico geral, para fins de encaminhamento.
Mesmo com um diagnóstico positivo, continue colocando em prática os pontos citados acima, principalmente a questão da alimentação e da atividade física. Assim, a manutenção da doença pode ser mais tranquila.
Se você gostou deste artigo, aproveite para acessar nosso blog hoje mesmo. Em caso de dúvidas ou para contato direto conosco, basta nos chamar através do WhatsApp.